Logotipo

COMO SER PILOTO

2° Passo- Certificado Médico Aeronáutico 2° Classe

Abaixo seguem as orientações gerais para a obtenção do Certificado Médico Aeronáutico de 2°Classe (obrigatório para PPR);

O QUE É CMA?

O Certificado Médico Aeronáutico (CMA) ou antigo Certificado de Capacidade Física (CCF) é um certificado obrigatório para todas as pessoas que desejam desempenhar funções a bordo de qualquer aeronave que demande licença ou habilitação para ser conduzida/operada. Esse certificado tem por objetivo principal garantir por meios de testes clínicos e psicológicos a perfeita condição física do candidato ou se o mesmo apresenta algum tipo de deficiência, que essa não cause impossibilidade de atuação em momentos críticos do voo, colocando em risco a operação (mal súbito).

QUEM REGULA?

A ANAC, através do Regulamento Brasileiro da Aviação Civil N° 67 (RBAC 67).

COMO SÃO CLASSIFICADOS?

Os certificados são atribuídos e distintos entre si pela operação que irá ser realizada pelo candidato como se segue;

CMA de 1° Classe = Requerido para Piloto de Linha Aérea, Piloto Comercial e Piloto Privado com Habilitação IFR

CMA de 2° Classe = Requerido para Piloto Privado, Comissário de Voo, Operador de Equipamentos Especiais, Mecânico de Voo e Piloto de balão livre.

CMA de 4° Classe = Piloto de Ultraleve e de Planador.

QUAL A VALIDADE DO CMA?

Bem como são atribuídos de acordo com a operação requerida, o CMA também possui validades diferenciadas para cada classe e idade do candidato como previsto no site Anac em VALIDADES DE CMA.

QUAIS EXAMES SÃO REALIZADOS?

Para os quesitos avaliados em cada inspeção de saúde realizada para a obtenção do CMA e também a revalidação dos mesmos o site anac exibe os EXAMES LABORATORIAIS REQUERIDOS.

OBS;  Atenção para a interpretação do quadro onde são qualificados os exames requeridos para exames iniciais e o que é exigido para as revalidações de CMA.

* Os seguintes exames são realizados na JES (serão realizados na própria estrutura médica onde você agendar a inspeção de saúde); 

- Exame de Sangue;
- Exame de Urina;
- Radiografia do Tórax;
- Audiometria;
- Exame Oftalmológico
- Verificação Odontológica;

* Os seguintes exames devem ser levados JÁ PRONTOS no dia da inspeção de saúde na JES escolhida;

- Eletro encefalograma;
- Eletro cardiograma e exame de esforço (acima de 30 anos ou para primeiro CMA)
- Radiografia Panorâmica da Arcada Dentária;
- Exame psicotécnico 

* São aceitos na JES somente os exames que foram realizados por médicos cadastrados/credenciados no sistema de inspeções de saúde da Aeronáutica com exceção da Radiografia Panorâmica da Arcada Dentária e Eletro cardiograma.

Abaixo seguem os profissionais da saúde de Caxias do Sul cadastrados para a realização dos exames a serem levados no dia da inspeção de saúde;

Eletro encefalograma; 

Dr. Leovegildo Frigeri - 3221 5363
Dr. Marcelo Frigeri - 3221 5363
Dr. José L.Teixeira 3221 4796
Dr. Sérgio Rodrigues 3223 9414

Psicotécnico;

Mateus Cemin Rech - 8122 4707
Patrícia Bedin - 9171 9414
Caroline Travi - 9158 1015

QUAIS PROBLEMAS DE SAÚDE SÃO LIMITANTES?

Se segue a premissa de que qualquer fator que impeça diretamente ou indiretamente o desempenho das funções a bordo de uma aeronave, restrinjam a operação do candidato. Todavia, existem análises de cada caso em particular que irão conceder ou não o CMA ao interessado. 

Os requisitos estão expressos na RBAC 67.

ONDE POSSO FAZER O CMA?

A emissão dos CMA's é considerada um procedimento de segurança operacional, por isso somente são autorizadas a emitir tais certificados instituições acreditadas pela Agência Nacional de Aviação Civil que comprovem seus métodos de avaliação e junta de perícia médica. 

Atualmente as chamadas JES (Juntas Especiais de Saúde) são as principais entidades acreditadas para a realização de tais exames laboratoriais e certificação dos resultados obtidos.

As JES estão distribuídas pelo país e pode ser verificadas pelo site anac em LOCALIZAÇÃO DAS JES.

QUANDO PRECISO OBTER O CMA?

Como já comentado, a obtenção do CMA é obrigatória para todos os interessados em realizar voos, principalmente os de instrução em Aeroclubes e Escolas de Aviação, tal exigência já é tida como "desejável" conforme instrução suplementar da ANAC quando dá conclusão dos estudos teóricos dos alunos nos centros formadores. Ou seja, antes mesmo de findar o cronograma de estudos teóricos é desejável que os candidatos a uma licença de piloto privado já se submeta aos procedimentos de avaliação médica em uma das JES para avalizar seu estado de saúde para prosseguir com os cursos posteriores na parte prática.

QUEM DEVO CONTATAR?

A emissão dos CMA´s é supervisionada pela Gerência de Fatores Humanos na Aviação Civil e Medicina de Aviação Civil, da Superintendência de Segurança Operacional da ANAC (SSO).

Endereço: Avenida Presidente Vargas, 850 / 11º andar.
Rio de Janeiro – RJ. 
CEP 20.071-001.

Telefone: (21) 3501-5654.
Fax: (21) 3501-5701.

 

Informações complementares podem ser obtidas pelo contato direto á SSO ou CLICANDO AQUI.

O Hospital Aeronáutico de Canoas - HACO é a JES mais próxima da região, assim se desejar realizar sua inspeção de saúde nesse órgão, pode solicitar mais informações para o agendamento de inspeção de saúde e pagamento das taxas pelos contatos;

http://www.haco.aer.mil.br/