Logotipo

COMO SER PILOTO

4° Passo- Exame de Voo de Piloto Privado

O Exame de Voo de Piloto Privado é o processo de avaliação que o aluno é submetido para que possa demonstrar ao Examinador Credenciado do Aeroclube de Caxias do Sul que teve aproveitamento satisfatório nas fases/missões de voo pelas quais passou no decorrer do curso prático de piloto privado de avião.

Cada Aeroclube ou Escola de Aviação tem roteiros e diretrizes próprias para o momento de um voo de cheque (exame de voo) que variam de acordo com a localidade na qual a instituição está inserida, as possibilidades de tráfego aéreo local, horários de pico do aeródromo enfim, os costumes de rotas e destinos possíveis para cada uma.

A ANAC em contrapartida elaborou listagens de requisitos que deverão ser avaliados pelo examinador conforme as premissas gerais dos conteúdos/manobras que devem ser de conhecimento do candidato à licença e/ou habilitação segundo normas internacionais de proficiência técnica da aviação, essas listagens estão expressas em forma de fichas de avaliação de pilotos (FAP's) que são aplicadas dependendo da licença e/ou habilitação pretendida.

Quando o candidato for considerado APROVADO pela avaliação do Examinador, o mesmo terá concedida a Licença de Voo de Piloto Privado de Avião - Habilitação de Classe Monomotor Terrestre (PPR-MNTE). Assim, receberá em sua casa após o processo ser encaminhado e analisado pela Agência Nacional de Aviação Civil sua CHT de PVC com sua identificação e atribuições concedidas após o exame de voo conforme abaixo.  

 

Com a CHT (imagem acima) em mãos e também o extrato do resultado de aprovação do CMA, o agora piloto pode desempenhar as funções a bordo de aeronaves as quais lhes foram conferidas pela ANAC.

Para mais informações referentes às licenças/habilitações e procedimentos gerais de obtenção acesse a ABA HABILITAÇÕES DA ANAC.