Logotipo

CURSOS

Piloto Privado de Avião - PPR

Este curso é o primeiro passo para quem deseja tornar-se piloto de aeronaves. O aluno, após a sua conclusão, estará apto a voar aviões monomotores em condições visuais para fins de desporto. Acompanhe AQUI, mais informações sobre as etapas de formação.

ETAPAS

O curso é composto por duas etapas fundamentais, a parte teórica e prática, as quais são contratadas independentemente pelos interessados.

TEÓRICO

O curso teórico de piloto privado de avião tem duração média de 3 a 6 meses dependendo a modalidade que o interessado optar. O Aeroclube de Caxias do Sul oferece cursos teóricos de piloto privado durante os dias da semana (segunda-feira a sexta-feira das 18h ás 23h) e também no final de semana (sábado das 8h até 18h e no domingo de modo intercalado no período da manhã). Durante o período de aulas teóricas, na ênfase pela qualidade de assertividade da instrução, o aluno tem todo o aporte didático-pedagógico necessário para obter excelentes resultados nas avaliações requeridas pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), inclusive com simulações de provas para preparar os candidatos á obtenção do Certificado de Conhecimentos Técnicos para Piloto Privado de Avião (obtido após a realização da Banca ANAC que é agendada e realizada por conta de cada interessado na unidade regional mais próxima (Porto Alegre)). Sendo aprovado com nota não inferior a sete (de dez) nas cinco disciplinas avaliadas (Navegação Aérea, Meteorologia, Regulamentos de Tráfego Aéreo, Teoria de Voo e Conhecimentos Técnicos das Aeronaves), o aluno estará apto a ingressar na próxima etapa de seu treinamento na aviação civil.

CMA

 O CMA é um certificado médico requerido para toda e qualquer pessoa que deseja desempenhar funções a bordo de aeronaves mesmo que em caráter de instrução. Este certificado é obtido quando o interessado se submete a uma bateria de exames em um dos centros de avaliação médica disponíveis pela estrutura aeronáutica brasileira. Existem algumas opções de centros de avaliação médica em nossa região sendo que a principal é o Hospital Aeronáutico de Canoas (HACO), onde os interessados podem agendar o dia de sua preferência e se submeter ao processo de avaliação física. Os quesitos avaliados são bastante variados e envolvem fatores motores, fisiológicos, psicológicos e avaliação de possíveis deficiências que interfiram na atuação a bordo. Para mais informações sobre a obtenção do CMA clique aqui.

PRÁTICO

Depois de matriculado e apto a iniciar o curso prático, o aluno terá um cronograma de missões que compreendem os requisitos da ANAC para a obtenção do Certificado de Habilitação Técnica de Piloto Privado de Avião (CHT). Esse cronograma está em constante atualização devido aos ajustes realizados rotineiramente pela agência reguladora, todavia está seguindo um padrão de aproximadamente 40 (quarenta) horas de voo na aeronave de categoria pretendida. Essa quantidade de horas é um mínimo de formação requerida, assim, o aluno dependendo de seu grau de desempenho nas missões de voo, pode sofrer reprovações caso não atinja a proficiência prevista.
Durante o curso prático, o aluno seguindo seu cronograma padrão, irá passar por fases de adaptação na aeronave de instrução, voos locais para a realização de manobras elementares, fase de toque e arremetida na pista, voos noturnos, voos em rota e ao final das fases/missões previstas, o aluno será submetido a um voo de avaliação de proficiência para que o Examinador Credenciado pela ANAC conceda a aprovação no teste e assim o candidato possa receber seu Certificado de Habilitação Técnica (CHT).

RESULTADOS

A concessão do CHT de Piloto Privado de Avião é o produto de todo o investimento intelectual e financeiro realizado na formação. Com ele, o agora Piloto, terá a possibilidade de voar, sem caráter comercial, aeronaves monomotoras, de fim privado em condições de voo visual e se for de sua vontade, iniciar seu treinamento para o Curso de Piloto Comercial de Avião, o qual lhe possibilitará o desempenho de atividades aéreas com fins lucrativos.

OBSERVAÇÕES

As disciplinas abordadas no curso teórico de Piloto Privado de Avião são;

A AVIAÇÃO CIVIL, REGULAMENTAÇÃO DA AVIAÇÃO CIVIL, SEGURANÇA DE VOO, CONHECIMENTOS TÉCNICOS DAS AERONAVES, METEOROLOGIA, TEORIA DE VOO, REGULAMENTOS DE TRÁFEGO AÉREO, NAVEGAÇÃO AÉREA, MEDICINA DE AVIAÇÃO E COMBATE AO FOGO EM AERONAVE.

Com um total de 280 horas aula, para ser aprovado no referido curso o aluno deverá apresentar constância de pelo menos 75% de presença em aula e também resultados de avaliações não inferiores a média 7 (de 10).

Ao término do curso em nosso Aeroclube, o aluno recebe o Certificado de Conclusão de Instrução Teórica e fará uso do mesmo no ato da inscrição para o Exame de Conhecimentos Teóricos da ANAC.

- Para a verificação de valores dos cursos e também das horas de voo, acesse nossa aba de VALORES.

- Para verificar nosso cronograma de turmas em andamento e previstas, acesse nossa aba de COMUNICADOS.

- Para entrar em contato para mais informações, secretaria@aeroclubecaxias.com.br ou acesse nossa aba de CONTATO.