Logotipo

CURSOS

Instrutor de Voo de Avião - INVA

Este curso é o requerido para quem deseja tornar-se um instrutor de voo de avião e possa usa-lo como meio para ter rendimentos financeiros na área e ainda adquirir experiência em horas de voo para alcançar novas vagas e posições na aviação civil. Na conclusão deste, o aluno poderá desempenhar funções a bordo de aeronaves como instrutor de voo de avião em aeronaves para as quais tenham suas habilitações válidas (Monomotores, Multimotores, Voo por Instrumentos e quaisquer aeronaves com categorias específicas). Acompanhe AQUI, mais informações sobre as etapas de formação.

ETAPAS

O curso é composto por duas etapas fundamentais, a parte teórica e prática, as quais são contratadas independentemente pelos interessados.

TEÓRICO

O curso teórico de Instrutor de Voo Avião tem duração média de 1 mês e se enquadra na modalidade de curso teórico ministrado durante a semana na parte noturna. O Aeroclube de Caxias do Sul oferece cursos teóricos de instrutor de voo durante os dias da semana (segunda-feira a sexta-feira das 18h ás 23h). Durante o período de aulas teóricas, na ênfase pela qualidade de assertividade da instrução, o aluno tem todo o aporte didático-pedagógico necessário para obter excelentes resultados nas avaliações requeridas pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), com apostilas específicas e direcionadas para preparar os candidatos á obtenção do Certificado de Conhecimentos Técnicos para Instrutor de Voo Avião (obtido após a realização da Banca ANAC que é agendada e realizada por conta de cada interessado na unidade regional mais próxima (Porto Alegre)). Sendo aprovado com nota não inferior a sete (de dez) nas disciplinas avaliadas, o aluno estará apto a ingressar na próxima etapa de seu treinamento na aviação civil.

CMA

Ao ponto em que o aluno obtiver aprovação na Banca ANAC e ser possuidor do CMA de 1° Classe (o mesmo de um piloto comercial), poderá ser matriculado no curso prático de Instrutor de Voo. Para mais informações sobre a obtenção do CMA clique aqui.

PRÁTICO

Depois de matriculado e apto a iniciar o curso prático, o aluno terá um cronograma de missões que compreendem os requisitos da ANAC para a obtenção da Habilitação de Instrutor de Voo. Esse cronograma está em constante atualização devido aos ajustes realizados rotineiramente pela agência reguladora, todavia está seguindo um padrão de aproximadamente 28 (vinte e oito) horas de voo na aeronave de categoria pretendida. Essa quantidade de horas é um mínimo de formação requerida, assim, o aluno dependendo de seu grau de desempenho nas missões de voo, pode sofrer reprovações caso não atinja a proficiência prevista.
Durante o curso prático, o aluno seguindo seu cronograma padrão, irá passar por fases de adaptação na aeronave de instrução, voos locais para o aperfeiçoamento de manobras elementares, fase de aproximações no circuito de tráfego, voos em rota e ao final das fases/missões previstas, o aluno será submetido a um voo de avaliação de proficiência para que o Examinador Credenciado pela ANAC conceda a aprovação no teste e assim o candidato possa receber sua habilitação técnica de voo para INVA.

RESULTADOS

A concessão da Habilitação de Instrutor de Voo é o produto de todo o investimento intelectual e financeiro realizado na formação. Com ele, o agora Instrutor de Voo, terá a possibilidade de voar, em caráter comercial, aeronaves para as quais tem habilitação, em condições de voo visual e/ou por instrumento com ou sem fins lucrativos. Assim, está apto a começar aquisição de horas de voo para acúmulo de experiência de voo para em um futuro não distante assumir uma posição de maior destaque na aviação civil. O instrutor de voo recém formado, terá ainda algumas qualificações possíveis a serem alcançadas se for de interesse, como; Habilitação Multimotor, Jet Trainner, ICAO Test e etc...

OBSERVAÇÕES

As disciplinas abordadas no curso teórico de Instrutor de Voo de Avião são;

A AVIAÇÃO CIVIL, INSTRUÇÃO TÉCNICA DA AERONAVE, SEGURANÇA DE VOO, NOÇÕES DE DIREITO AERONÁUTICO, O INSTRUTOR E A COMUNICAÇÃO, RELAÇÕES INTERPESSOAIS, RECURSOS AUDIOVISUAIS, PROCESSO DE ENSINO -APRENDIZAGEM, A AVALIAÇÃO E A CRÍTICA, TEORIA DE VOO E INSTRUÇÃO AEROMÉDICA.

Com um total de 70 horas aula, para ser aprovado no referido curso o aluno deverá apresentar constância de pelo menos 75% de presença em aula e também resultados de avaliações não inferiores a média 7 (de 10).

Ao término do curso em nosso Aeroclube, o aluno recebe o Certificado de Conclusão de Instrução Teórica e fará uso do mesmo no ato da inscrição para o Exame de Conhecimentos Teóricos da ANAC.

- Para a verificação de valores dos cursos e também das horas de voo, acesse nossa aba de VALORES.

- Para verificar nosso cronograma de turmas em andamento e previstas, acesse nossa aba de COMUNICADOS.

- Para entrar em contato para mais informações, secretaria@aeroclubecaxias.com.br ou acesse nossa aba de CONTATO.