Como Ser Piloto

2° Passo- Certificado Médico Aeronáutico 2° Classe

Abaixo seguem as orientações gerais para a obtenção do Certificado Médico Aeronáutico de 2°Classe (obrigatório para PPR);

O QUE É CMA?

O Certificado Médico Aeronáutico (CMA), é um documento obrigatório para todos que desejam exercer funções a bordo de aeronaves que exijam licença ou habilitação para sua operação. Seu objetivo é atestar, por meio de exames clínicos e psicológicos, as condições físicas e mentais do candidato. Caso seja identificada alguma deficiência, esta deve ser avaliada de forma a garantir que não comprometa a segurança do voo, evitando riscos à operação, como em situações de mal súbito.

QUEM REGULA?

A ANAC, através do Regulamento Brasileiro da Aviação Civil N° 67 (RBAC 67).

COMO SÃO CLASSIFICADOS?

Os certificados são atribuídos e distintos entre si pela operação que irá ser realizada pelo candidato como se segue;

CMA de 1° Classe = Requerido para Piloto de Linha Aérea, Piloto Comercial e Piloto Privado com Habilitação IFR.

CMA de 2° Classe = Requerido para Piloto Privado, Comissário de Voo, Operador de Equipamentos Especiais, Mecânico de Voo e Piloto de balão livre.

CMA de 3° Classe = Controladores de Tráfego Aéreo.

CMA de 4° Classe = Piloto de Ultraleve e de Planador.

QUAL A VALIDADE DO CMA?

Bem como são atribuídos de acordo com a operação requerida, o CMA também possui validades diferenciadas para cada classe e idade do candidato como previsto no site Anac em VALIDADES DE CMA.

QUAIS EXAMES SÃO REALIZADOS?

Para os quesitos avaliados em cada inspeção de saúde realizada para a obtenção do CMA e também a revalidação dos mesmos o site anac exibe os EXAMES LABORATORIAIS REQUERIDOS.

OBS;  Atenção para a interpretação do quadro onde são qualificados os exames requeridos para exames iniciais e o que é exigido para as revalidações de CMA.

* Os seguintes exames serão realizados na própria estrutura médica onde você agendar a inspeção de saúde; 

  • - Exame de Sangue;
  • - Exame de Urina;
  • - Radiografia do Tórax;
  • - Audiometria;
  • - Exame Oftalmológico;
  • - Verificação Odontológica;
  • - Eletro encefalograma;
  • - Eletro cardiograma e exame de esforço (acima de 30 anos ou para primeiro CMA);
  • - Radiografia Panorâmica da Arcada Dentária;
  • - Exame psicotécnico.

QUAIS PROBLEMAS DE SAÚDE SÃO LIMITANTES?

Se segue a premissa de que qualquer fator que impeça diretamente ou indiretamente o desempenho das funções a bordo de uma aeronave, restrinjam a operação do candidato. Todavia, existem análises de cada caso em particular que irão conceder ou não o CMA ao interessado. 

Os requisitos estão expressos na RBAC 67.

ONDE POSSO FAZER O CMA?

A emissão dos CMA's é considerada um procedimento de segurança operacional, por isso somente são autorizadas a emitir tais certificados instituições acreditadas pela Agência Nacional de Aviação Civil que comprovem seus métodos de avaliação e junta de perícia médica. 

Atualmente existem os seguintes lugares para realização da inspeção médica, clicando AQUI

QUANDO PRECISO OBTER O CMA?

Como já mencionado, a obtenção do CMA é obrigatória para todos os interessados em realizar voos, especialmente os de instrução em Aeroclubes e Escolas de Aviação. A própria ANAC, em instrução suplementar, recomenda que esse certificado seja obtido já durante a conclusão dos estudos teóricos nos centros de formação. Em outras palavras, antes mesmo de finalizar o cronograma das aulas teóricas, é desejável que o candidato à licença de Piloto Privado realize a avaliação médica, garantindo assim a comprovação de suas condições de saúde para dar continuidade às etapas práticas do curso.

QUEM DEVO CONTATAR?

A emissão dos CMA´s é supervisionada pela Gerência de Fatores Humanos na Aviação Civil e Medicina de Aviação Civil, da Superintendência de Segurança Operacional da ANAC (SSO).

Endereço: Avenida Presidente Vargas, 850 / 11º andar.
Rio de Janeiro – RJ. 
CEP 20.071-001.

Telefone: (21) 3501-5654.

 

Informações complementares podem ser obtidas pelo contato direto á SSO ou CLICANDO AQUI.

Topo