Como Ser Piloto

7° Passo- Curso de Piloto Comercial Prático

Em complemento as informações constantes em nossa aba de CURSOS, seguem abaixo as orientações gerais dos passos necessários para a formação de um profissional na área da aviação civil apto a exercer a função de tripulante;

 

Na sequência ao curso teórico de piloto comercial de avião ifr que o aluno deve apresentar aprovação na banca examinadora da ANAC, o passo é iniciar os voos para a aquisição da licença de piloto comercial juntamente com a habilitação de voo por instrumentos.

OBJETIVO DO CURSO

Formar tecnicamente os interessados no ingresso às atividades da aviação com as melhores práticas de ensino sugeridas pela Agência Nacional de Aviação Civil com a revisão de manobras elementares previstas e introdução das técnicas avançadas de voo e orientação necessárias para a aprovação no Exame de Voo realizado por um Examinador Credenciado pela ANAC.

TEMPO DE CURSO

Este e também qualquer outro curso prático de voo oferecido pelo Aeroclube, não é passivo de precisão de tempo de conclusão pois o mesmo se dará em função de vários fatores que irão acelerar ou retardar a realização dos voos desse aluno, são eles; Valor financeiro disponível para investimento, condições climáticas no período de curso, aproveitamento do aluno em relação as missões de voo executadas, disponibilidade das aeronaves em virtude da escala de voos e etc...

REQUISITOS DO CURSO

Para matricular-se é necessário que o interessado tenha o ensino médio concluído, no ato da inscrição confirme o aceite do regulamento do curso e do contrato de prestação de serviços educacionais de nossa instituição, tenha sido aprovado na banca examinadora de conhecimentos técnicos da ANAC, seja detentor do CMA de 1° Classe, tenha válida sua habilitação de voo para aeronaves monomotoras (MNTE) e tenha comparecido com toda a documentação de identificação requerida pela secretaria acadêmica, assim comprovando estar em dia com os órgãos emissores.

ETAPAS DO CURSO

Quando confirmada a matrícula do interessado, o agora aluno terá acesso ao ambiente virtual de ensino que o Aeroclube de Caxias do Sul desenvolveu com vistas a melhoria contínua de seu processo de ensino e aprendizagem. Nesse ambiente o aluno do curso prático terá acesso à escala de voo onde poderá realizar agendamento de voos, acompanhar seus instrutores e etc... Também poderá emitir segunda via de boletos pendentes, fazer o download de manuais de aviões, equipamentos e procedimentos operacionais, acesso a biblioteca virtual completa, registros de voo (CIV), consulta de missões realizadas com os comentários feitos pelos instrutores a cada voo, acesso ao mural de avisos referentes a informações de voos e do próprio aeroclube e muito mais!

Quando o aluno estiver adaptado ao ambiente virtual disponibilizado, o mesmo irá se inserir na escala de voo e começar seu treinamento seguindo o cronograma de fases de voo seguido pelo Aeroclube de Caxias do Sul conforme se segue;

-Fase 1 de Adaptação - 6 horas
-Fase 2 de Recuperação de Atitudes Anormais - 4 horas
-Fase 3 de Manobras - 6 horas
-Fase 4 de Navegação Visual - 65 horas
-Fase 6 de Adaptação Noturna - 6 horas
-Fase 7 de Simulador de Voo IFR - 28 horas
-Fase 8 de Manobras IFR - 12 horas
-Fase 9 de Navegação IFR - 6 horas
-Voo de Cheque - 2 horas

OBS; As quantidades de horas expressas acima para cada fase de voo compreendem os mínimos exigidos pela ANAC na regulamentação vigente (RBAC 61 e Manual do Curso de Piloto Comercial de Avião) e também ajustes realizados pelo Aeroclube de Caxias do Sul em determinadas fases de voo para que haja a melhor disposição de conteúdo de manobras e atividades de voo, podendo assim variar da quantidade exigida por outros Aeroclubes e Escolas de Aviação.

As fases de voo expressas acima compreendem os mínimos requeridos atualmente para a concessão da Licença de Voo de Piloto Comercial / IFR em Aeronaves Monomotoras (MNTE). Se o candidato desejar realizar a inserção de outras habilitações juntamente ao curso de PCM, deverá expressar na hora de sua matrícula com a secretaria acadêmica que automaticamente fará o ajuste de cronograma previsto para a modalidade que for escolhida.

APROVEITAMENTO

São somente considerados COM APROVEITAMENTO ou APROVADOS no Curso Prático de Piloto Comercial de Avião e encaminhados para o voo de cheque, os alunos que cumprirem todas as Fases/Missões previstas com o índice de aproveitamento mínimo satisfatório em todas as missões. Após aprovado para a realização do voo de cheque, o aluno será avaliado pelo Examinador Credenciado do nosso Aeroclube e ali terá atribuída a avaliação Satisfatório ou Insatisfatório dependendo de seu desempenho no referido voo.

RESULTADOS

Os aprovados no voo de cheque com o examinador terão concluído a etapa prática de voo desse curso e terão seu processo encaminhado para o setor de licenças de pessoal (GPEL) da ANAC onde as documentações comprobatórias serão analisadas e posteriormente outorgadas pela autoridade aeronáutica nacional afim de que possa ser emitida a CHT (certificado de habilitação técnica) pela casa da moeda.

Essa CHT obtida pelo aluno é o documento comprobatório exigido a qualquer pessoa que deseja voar em caráter profissional em aeronaves de terceiros, arrendadas ou próprias. Portando com a CHT e seu extrato de CMA válido, o piloto poderá voar sem nenhum impedimento até a data de renovação da habilitação para aeronaves monomotoras e de voo por instrumentos (MNTE e IFR) que se dá de dois em dois anos e de ano em ano respectivamente.

Nesse ponto em diante o interessado estará apto candidatar-se a uma vaga de tripulante em uma empresa aérea ou aeronave particular que lhe admita baseando-se em sua experiência de horas de voo e também de licenças/habilitações. 

A formação de um piloto não para por aí, como já comentado anteriormente, o piloto é avaliado pela sua qualificação e também pela experiência de voo que possui, assim o mesmo deve sempre almejar maior formação técnica e também quantidade de horas de voo para ser considerado diferenciado. 

O Aeroclube de Caxias do Sul oferece como curso complementar a carreira de um piloto comercial, o curso de instrutor de voo de avião, que lhe permitira aprimorar as técnicas de voo e atuar no ensino de novos profissionais da área em Aeroclubes e Escolas de Aviação.  Para mais informações referentes ao curso de Instrutor de Voo CLIQUE AQUI.

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